Clube » AEC's » Actividades Complementares

Actividades Complementares AEC's

O trabalho e dinâmica do grupo da Actividade Física e Desportiva não termina no leccionar das suas aulas, este vai muito para além disso, este grupo está empenhado em proporcionar aos seus alunos um maior número de experiências e situações que lhes permitam um maior desenvolvimento no que a todos os níveis diz respeito. Assim, tem sido continuada a implementação do Projecto Gira-Volei e do Projecto de Xadrez nas Escolas, paralelamente a leccionação das actividades, numa perspectiva transversal ao longo do ano lectivo. O grande objectivo destes dois projectos é cada vez mais abranger um maior número de escolas e alunos. Quanto ao Gira-Volei este é leccionado nas aulas, mas depois é projectado um dia extra-escolar (Sábado) em que várias escolas têm o prazer de participar com os seus alunos realizando pequenos jogos entre si, criando uma pequena competição desta modalidade. Podemos mesmo dizer que este tem sido um sucesso visto os alunos aderirem bem ao projecto e estarem motivados com este. Ainda no que se refere a este é consensual por parte de grupo, que seria interessante e importante uma acção de formação sobre esta modalidade, para que todos se sintam mais a vontade e com capacidade para desenvolver um melhor trabalho.


Neste Período Lectivo abordamos ainda novas actividades e/ou projectos com o propósito de dar a conhecer novas experiências aos nossos alunos, estamos a falar do Projecto já desenvolvido ao longo deste semestre e que iremos continuar no inicio do terceiro que é a Patinagem nas Escolas, onde os atletas e treinadores da União Desportiva Oliveirense da secção de Hóquei em Patins, vão às escolas dar a conhecer esta modalidade aos alunos do nosso concelho. Queremos com isto proporcionar novas experiências e não deixar “morrer” a tradição que existe no nosso país e em especial no nosso concelho quando falamos desta modalidade. Aqui o objectivo é também chamar os encarregados de educação para esta actividade e consequentemente para as actividades escolares dos seus educandos, contribuindo muito para isto, a criação de um dia da Patinagem no Pavilhão da União Desportiva Oliveirense, em dia de jogo, para assim todos juntos podermos assistir ao jogo da UDO e no intervalo os alunos poderem mostrar a todos o que já aprenderam com este projecto. É assim um projecto que tem tanto de ambicioso como de gratificante para quem tem o prazer de o organizar.


Participamos também, neste período lectivo no Projecto “Dia em Movimento” – Páscoa 2010, que decorreu no dia 31 de Março, nas Escolas sede dos Agrupamentos de Oliveira de Azeméis, Pinheiro da Bemposta e Carregosa. Este evento proporcionou um dia diferente, repleto de actividades lúdicas e culturais, englobando no mesmo dia as disciplinas da Actividade Física e Desportiva, Dança, Inglês e a Música ficando no entanto a organização a cargo da primeira.


Por outro lado, existem diversas actividades pontuais em que este grupo desenvolve as suas actividades, fomentando um claro espírito de desenvolvimento de acções pedagógicas e de participação na vida activa escolar (Festas, actividades de final do período, Páscoa e entre outras pequenas comemorações com participações regulares dos alunos e da disciplina de Actividade Física Desportiva) demonstrando uma boa articulação entre as partes envolvidas.

voltar à listagem
União Desportiva Oliveirense © 2010 Todos os direitos reservados